A Prefeitura Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado e a Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), realiza de 27 a 30 de março a 8ª Edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar da Semana Santa em Rio Branco. A abertura será às 9h na Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA). A exemplo do que aconteceu em edições anteriores, este ano, a Feira do Peixe acontece na CEASA e mais oito pontos espalhados pela capital: mercados Elias Mansour, da Estação Experimental, do Bosque, da Seis de Agosto e da Cidade do Povo, além de peixarias da Avenida Amadeo Barbosa e na região do Panorama e Conjunto Universitário.

A feira permite acesso facilitado do consumidor ao peixe, um alimento saudável e de menor custo. De acordo com o secretário de Agricultura e Floresta de Rio Branco, Jorge Fadell, a feira irá praticar este ano os mesmos preços da Semana Santa de 2017 em algumas espécies, como o tambaqui, cujo quilo terá valor de R$10.

Na Ceasa, a venda do peixe começa às 3h30 e vai até ás 18h. Durante a Feira, quarenta e cinco tratadores ofertarão o serviço de limpeza do peixe. Nos demais pontos, a movimentação inicia às 5h da manhã. A expectativa é de receber 90 mil visitantes e comercializar cerca de 60 toneladas pescado e 250 toneladas de produtos hortigranjeiros, atingindo uma movimentação financeira da ordem de R$ 1,7 milhão.

A 8ª edição da Feira do Peixe da Semana Santa e Agricultura Familiar de Rio Branco envolve 100 produtores rurais, 45 piscicultores e 30 empreendimentos da Economia Solidária, além da iniciativa privada. O principal objetivo do evento é promover a exposição e comercialização do pescado e de produtos hortigranjeiros a um preço acessível à população, além de melhorar a renda dos produtores, piscicultores e comerciantes.

Considerado um sucesso pela gestão municipal e cidadãos da capital, a Feira do Peixe já recebeu mais de 600 mil visitantes, chegando a comercializar 1.830 toneladas de produtos hortigranjeiros e 609 toneladas de pescado, o que permitiu alcançar uma movimentação financeira de 12,3 milhões de reais ao longo dos últimos anos.